sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DÁ UMA OLHADINHA NESSE ABSURDO

JÔNATAS E DAVI - NAMORO OU AMIZADE?
Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; muito querido me eras! Maravilhoso me era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres. (2 Samuel 1, 26)
Como é extraordinário saber que Davi era um homem segundo o coração de Deus. “Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” (Atos 13, 22b).
Melhor ainda saber que foi deste mesmo homem, segundo o coração de Deus, que brotou um relacionamento de intenso amor. Entretanto, não foi um relacionamento entre um homem e uma mulher!
Veremos que esta é uma história emocionante que além de proporcionar enorme autoaceitação por parte dos homossexuais, já que podem se ver retratados em um dos contextos bíblicos mais belos das Escrituras Sagradas e da história da humanidade.
O tempo em que sucede a história era uma época em que as mulheres não tinham o seu devido valor. Eram tratadas, na sua maioria, como uma simples mercadoria. Naqueles tempos, as mulheres eram vendidas no mercado e tinham o seu valor auferido de acordo com quesitos como: virgindade, habilidades domésticas, dentição. Além disso, o relacionamento íntimo entre dois homens expressava em algumas daquelas sociedades, um elevado grau de nobreza e honradez.
Ocorre que líderes cristãos, com fim de tentar desvirtuar o real sentido desta história, costumam propor falsas argumentações, para que os seus seguidores pensem que esta passagem fala apenas do amor “fileo” que significa “amor fraternal” no idioma grego.
É importante refutar a doutrina religiosa homofóbica que insiste em falar que o amor de Jônatas e Davi era um amor “fileo”, porque somente no idioma grego há distinção das três formas de significação da palavra amor e não no hebraico, já que este último foi exatamente o idioma em que foi narrada a história.
Assim, no grego, há o amor “fileo” – amizade; o amor “eros” – amor sexual e o amor “ágape” - a expressão máxima de amor como doação completa que se refere ao amor de Deus pela humanidade.
O Antigo Testamento foi escrito em quase toda a sua totalidade no hebraico e algumas partes em aramaico. Nestes dois idiomas, a palavra “amor” denota “amor”, sem a possibilidade de variantes, devido à própria estrutura das duas línguas.
Ultrapassadas estas preliminares, vamos, de forma sucinta, conhecer esta linda história de amor.
Sinceramente, nunca vi um homem que tivesse apenas amizade por outro homem dizer declarações sentimentais tão fortes, ter encontros de amor a ponto da alma de um se juntar a de outro, de se encontrarem privadamente, se abraçando, chorando e se beijando.
Depois da leitura de toda a história tente apontar ao menos um rapaz heterossexual no planeta que proceda desta forma com outro heterossexual, apenas por questão de pura amizade.
Jônatas era filho do Rei Saul, que reinava sobre Israel, portanto era ele um príncipe. Davi um dos homens mais belos do reino. (1 Samuel 16, 12).
A história tem claros contornos românticos! Possui uma aliança e, mais ainda, um pacto de amor e fidelidade a dois. (1 Samuel 18,1-5).
Por mais amigos que fossem, temos de convir que estamos diante de uma narrativa bastante “sui generis” em se tratando de dois heterossexuais.
Imagine dois amigos tendo encontros secretos onde se esbanja emoção, paixão, lágrimas, abraços, beijos etc.
Afinal que união de dois homens faria com que um príncipe (Jônatas), evitasse assumir sua posição de real sucessor do trono de Israel, para que o amor da sua vida não encontrasse empecilho para reinar em seu lugar? (1 Samuel 13, 17).
Imagine um príncipe ou homem de tanta importância social e econômica de um país, ficando de tal forma angustiado, ao ponto de recusar se alimentar, simplesmente porque seu pai esta com ódio do seu amigo? (1 Samuel 20, 32-34).
Qual pacto de amor entre dois homens seria tão forte ao ponto de um deles (Davi) continuar cumprindo o pacto de amor mesmo após a morte do outro (Jônatas). (1 Samuel 20, 12-17.42).
Esta é uma história que precisa de uma leitura corajosa. Aqui destacamos algumas partes:
“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.” (1 Samuel 18, 1.3-4).
“E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma.” (1 Samuel 20, 17).
“E quanto ao negócio de que eu e tu falamos, eis que o Senhor está entre mim e ti eternamente”. (1 Samuel 20, 23).
“E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais. E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz; o que nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, seja perpetuamente.” (1 Samuel 20, 41-42).
“Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; muito querido me eras! Maravilhoso me era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres.” (2 Samuel 1, 26).

SERÁ QUE É REALMENTE O FIM?
OU SÓ O COMESSO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário